eSudoe

Interreg Sudoe - Homepage

Logotipo e comunicação visual

Os projetos aprovados pelo Programa Interreg Sudoe têm a obrigação de realizar ações de comunicação para maximizar o seu impacto. Para além do mais, devem informar sobre a procedência do seu financiamento.

As obrigações de comunicação dos projetos estão explicadas na ficha 13 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos (actualizada 07/07/2017).

Entres estas obrigações, a comunicação visual desempenha um aspecto importante dado que as normas de apresentação do emblema europeu e do logótipo do Programa Interreg Sudoe devem ser escrupulosamente respeitadas.

Os elementos gráficos necessários podem ser descarregados no item que se segue. Os elementos encontram-se disponíveis tanto em formato jpg, em formato pdf editável ou mesmo em formato vetorial.

Se um dos elementos gráficos não se encontra no formato desejado, é favor contatar o Secretariado Conjunto.

 Logótipos

  • O logótipo do Programa Interreg Sudoe

 Pode descarregar aqui o ficheiro do logótipo do Programa Interreg Sudoe, disponível em duas versões: uma com a menção FEDER e outra sem esta menção. 

 

com a menção FEDER sem a menção FEDER

  

  • O logótipo do projeto

Os projetos aprovados podem criar o seu logótipo segundo duas modalidades.

- Opção 1: O logótipo do projeto integra o logótipo do Programa Interreg Sudoe. O Secretariado Conjunto recomenda esta opção.

- Opção 2: O projeto cria seu próprio logótipo. O logótipo do projeto deverá estar sempre unido ao do Programa Interreg Sudoe.

 Opção 1 Opção 2 

Pode descarregar aqui os ficheiros editáveis do logótipo para qualquer uma das opções. Cada versão está disponível com a menção FEDER e sem a menção FEDER. Este ficheiro contém também os ficheiros do tipo de letra Montserrat Régulier (tipo de letra Open Source) que deve ser utilizado para adaptar o logótipo. Este tipo de letra pode ser igualmente descarregada a partir desta página de Internet.

As normas de apresentação do logótipo podem ser consultadas na ficha 14 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos. (actualizada 07/07/2017)

Cartaz

Cada beneficiário de projeto deve colocar, num lugar visível pelo público, um cartaz que apresenta as informações sobre o projeto (Regulamento (UE) nº1303/2013). O Programa Interreg Sudoe propõe dois modelos de cartazes. Os beneficiários podem utilizar um destes dois modelos ou elaborar um cartaz à sua escolha. As normas a seguir para a criação e divulgação deste cartaz podem ser consultadas na ficha 13 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos.

Pode descarregar aqui os ficheiros gráficos editáveis do modelo do cartaz A3 podendo ser adaptado a cada projeto e em todos os idiomas.

 

 

Emblema europeu

As normas gráficas do emblema da União Europeia estão disponíveis no anexo II do Regulamento de Execução (UE) nº821/2014 e no seguinte endereço. Os ficheiros originais do emblema europeu podem ser descarregados aqui.

Ícones dos objetivos temáticos

O Programa Interreg Sudoe intervém em 5 objetivos temáticos para os quais foi desenhado um ícone com o logótipo Interreg. Estes ícones são utilizados pelo Programa Interreg Sudoe e recomenda-se que os projetos os utilizem, assim como as cores correspondentes para escrever o nome do projeto no caso em que o logótipo deste último se baseie no logótipo do Programa. Os códigos de cada cor podem ser consultados na ficha 14 do Guia Sudoe para a elaboração e gestão de projetos. (actualizada 07/07/2017)

Pode descarregar aqui os 5 ícones dos objetivos temáticos ou separadamente clicando sobre os seguintes links:

 

Eixo prioritario 1: Investigação e inovação
Eixo prioritario 2: Competitividade das PME
Eixo prioritario 3: Economia de baixo teor de carbono
Eixo prioritario 4: Luta contra a alteração climática
Eixo prioritario 5: Meio ambiente e eficiência de recursos

 

Modelo de carimbo para a identificação da imputação das despesas ao Programa Sudoe.

Este modelo de carimbo responde à norma do Programa Interreg Sudoe definida na ficha 8.0 do Guia Sudoe.