Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Atualidade Sudoe

Encerramento dos projetos SH City e Valuepam

Categoría Gestão dos projetos aprovados

Em novembro, celebraram-se os eventos de clausura dos projetos SH City e Valuepam.

SH City

Após dois anos e meio de trabalho, a equipa de Smart Heritage City (SHCity) conseguiu implementar em Ávila uma plataforma tecnológica que facilita a gestão e conservação de conjuntos históricos europeus e que, contribui à sua dinamização turística.

O Presidente da Câmara da cidade, José Luis Rivas; Begoña García, Coordenadora do projeto na Fundación Santa María la Real; e Andrea Rodríguez, Responsável de Comunicação e Capitalização do Secretariado Conjunto do Programa Interreg Sudoe, foram os encarregados de apresentar os resultados do projeto em Ávila no passado dia 27 de novembro.

Apresentaram-se os sistemas de monitorização implantados em Ávila assim como a aplicação turística. Esta última permite ao usuário desenhar os seus próprios itinerários pela cidade, valorando o tempo que dispõe, os espaços de interesse mais perto da sua posição ou aqueles em que terá que esperar menos tempo para aceder, porque registam um menor número de visitas nesse momento.

O objetivo de SHCity é conseguir a replicabilidade do projeto noutros conjuntos históricos europeus e para o conseguir desenvolveu um protótipo para as cidades de Sintra-Cascais em Portugal e Ribarroja de Turia em Valencia, Espanha.

ValuePAM

No passado dia 30 de novembro clausurou-se em Sevilla o projeto internacional ValuePAM; projeto que se desenvolveu em Andaluzia, Catalunha, no Alentejo português e no Pireneu francês. Na sessão difundiram-se as conclusões e resultados obtidos pelo projeto ao longo dos 30 meses de execução.

A realização de ValuePAM permitiu um conhecimento em profundidade do sector das plantas aromáticas e medicinais na região Sudoe. Entre as conclusões alcançadas destacam que: (i) o sector PAM está pouco desenvolvido; (ii) a melhoria do sector depende do aumento do valor comercial; (iii) é necessário atuar em três âmbitos: o da produção primária, a cosmética e a alimentação (iv) é necessário avançar na certificação ecológica do monte público, (v) é necessário implementar ações de marketing por parte das PME, (vi) no sector agroalimentar, é necessário fomentar a criação de sinergias entre o sector PAM e a indústria agroalimentar local. 

As conclusões do projeto e apresentações da sessão de clausura serão disponibilizadas em breve na web do projeto, www.valuepam.eu.