Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Atualidade Sudoe

INOVAÇÃO: Nano sensores e agricultura de precisão no Sudoe

Categoría Gestão dos projetos aprovados

 NanoSen-Aqm: O projeto reune-se em Coimbra

 

Em outubro passado, o projeto NanoSen-Aqm reuniu-se em Coimbra (PT) para fazer uma avaliação do projeto. Alguns dos nano sensores testados em laboratórios foram apresentados. Os mesmos serão adaptados para medir os poluentes que serão usados como referência para o projeto (CO, O3, NO2). Também foram desenvolvidos e instalados sistemas eletrónicos com sensores comerciais para realizar medições em estações oficiais de qualidade do ar. Os resultados obtidos até agora ilustram discrepâncias entre os poluentes que serão corrigidos redefinindo os algoritmos usados para ler os dados. Adicionalmente, foi criado um sítio Web e uma aplicação para aceder a dados sobre a qualidade do ar provenientes de um serviço externo. O aplicativo pode ser descarregado aqui. Por outro lado, os participantes discutiram as campanhas de sensibilização sobre a qualidade do ar a realizar em 2020.

 

 

 

NanoSen-AQM é um projeto que monitoriza a poluição ambiental através de um sistema de controlo da qualidade do ar em tempo real. Com base num sistema eletrónico de sensores de baixo custo e baixo consumo desenvolvido através da nanotecnologia e da microeletrônica, a NanoSen-AQM oferece dados espaciais-temporais de alta precisão para fazer previsões sobre a qualidade do ar.

Mais informação

Lançamento do projeto VINIOT sobre a agricultura de precisão aplicada à viticultura.

No dia 5 de novembro, o projeto VINIOT organizou seu evento de lançamento no Centro de Aplicações a Laser AIMEN em Vigo (ES). Este evento reuniu todos os parceiros do projeto que puderam trocar informações sobre os objetivos e os resultados esperados do projeto.

VINIOT visa criar um sistema baseado nas novas tecnologias de acompanhamento da vinha e que permita aos pequenos agricultores beneficiar dos progressos tecnológicos das suas explorações. Assim, o sistema VINIOT permite a avaliação dos principais parâmetros da viticultura, como o estado da água, a maturidade dos frutos, as infestações, ao prever um sistema de alerta para as caves que permita uma ação precoce. O projeto reduzirá os custos de produção, aumentará o volume das culturas e melhorará a qualidade do vinho.