Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

eSudoe
2021
2027

Novos cenários para o envolvimento da Comunidade em Arqueologia

ÚLTIMA REVISIÓN: 19 de octubre de 2015

Institución: RIBACVDANA-Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário

Dirección: Rua Adolfo Cabral de Matos, nº 127

6440-094

Figueira de Castelo Rodrigo

Región: Beira Interior Norte

Señor

Nombre: José Paulo

Francisco

Queremos desafiar e solicitar a participação activa das pessoas e comunidades, na investigação e gestão do Património cultural. Acima de tudo, pretendemos explorar novos métodos de investigação, através da transversalidade entre a Arqueologia e os Estudos do Património com a Sociologia e Antropologia e desenvolver um projecto multidisciplinar, com as Comunidades da região do Vale do Côa e da área do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribes del Duero.

Esta nossa proposta, convida a novas perspectivas e abordagens para a co-produção do Património cultural, incentivando sentimentos de pertença e novos usos turísticos de Lugares Patrimonais, enfatizando a componente social da Arqueologia, as várias dimensões da participação pública na prática arqueológica, como meio de envolver os cidadãos e explorando a relação entre a Arqueologia e a criação artística Contemporânea.

¿TIENE SOCIOS YA IMPLICADOS? No

Perfil Beneficiario:

  • Universidades
  • Centros de Investigação
  • Museus
  • Parques Naturais e Arqueológicos
  • Associações de Desenvolvimento
  • Outras entidades públicas e privadas: Câmaras Municipais, Fundações.

Resultados Esperados:

O objectivo deste projecto é através de novas formas de trabalhar e interagir, trazer uma contribuição para uma prática sustentável da Arqueologia e gestão do Património na região do Vale do Côa, Arribas do Douro e Vale do Águeda. Participação das Comunidades na construção e apropriação do conhecimento arqueológico e discursos patrimoniais, através da realização de inventários culturais e patrimoniais participativos.

Presupuesto Total Estimado: 0

Idioma: ESP