Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

eSudoe
2021
2027

Projeto de capacitação e apoio ao empreendedorismo em espaço rural

ÚLTIMA REVISIÓN: 29 de octubre de 2015

Institución: ADICES

3440-126

Santa Comba Dão

Región: Centro

Senhora

Nombre: Regina

Lopes

Na atual conjuntura económica, uma problemática comum a todas as regiões do Espaço Sudoe passa pela dificuldade de afirmação das PME num mercado global, em constante mudança e evolução, em que a competitividade e a inovação são determinantes para a manutenção e sustentabilidade das empresas e da empregabilidade. Nos territórios rurais, verifica-se uma perda significativa de população, sobretudo a mais jovem e qualificada, aliada à perda de dinâmicas económicas, nomeadamente ao nível do setor primário. De facto, apesar no enorme e diversificado potencial endógeno, verifica-se um deficit na capacidade de empreender na área da produção agrícola e do agroalimentar, mas também noutras áreas relevantes para as economias locais, como a comercialização, distribuição, animação e turismo.

Por outro lado, releva destacar o trabalho desenvolvido pelas associações de desenvolvimento local, que numa lógica de proximidade com os seus territórios e populações, têm vindo a dinamizar, ao longo de 24 anos, uma importante atuação ao nível do apoio e acompanhamento à criação de empresas e concretização de projetos/negócios. Para o atual período de financiamento, e enquanto Grupos de Ação Local (GAL) reconhecidos para a gestão nos seus território de estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no âmbito do Portugal 2020, estas associações detêm uma dotação plurifundos (FEADER, FSE e FEDER), lhes permite assumir-se, no âmbito da presente candidatura, como instituições de apoio às empresas.

¿TIENE SOCIOS YA IMPLICADOS? No

Perfil Beneficiario:

  • Parceiros do Espaço Sudoe, preferencialmente GAL ou outras instituições de apoio às empresas, com o objetivo de desenvolver uma intervenção de suporte e incentivo ao empreendedorismo de base rural.

Resultados Esperados:

A intervenção proposta prevê a concretização de três áreas de atuação:

1. Capacitação e qualificação das instituições de apoio empresarial - tendo em vista o reforço das competências instaladas e a coordenação entre os beneficiários e parceiros do projeto, permitindo a melhoria dos serviços e da informação prestada.

2. Criação de uma rede transnacional de apoio ao empreendedorismo - visando a criação de novos serviços ou de melhoria dos serviços existentes de apoio ao desenvolvimento empresarial, assente numa lógica de cooperação e inovação.

3. Informação sobre financiamento e outros apoios ao empreendedorismo - visando a facilitação do acesso a informação e conhecimento sobre os apoios ao empreendedorismo, numa lógica de sustentabilidade financeira e não financeira das empresas, quer disponibilizados pelos beneficiários e parceiros do projeto, quer por outras entidades de apoio dos territórios abrangidos (entidades bancárias, entidades formadoras e ou certificadoras, administração local e central, organismos públicos, e outros), quer ainda por outros apoios europeus e transnacionais.

Presupuesto Total Estimado: 0

Idioma: PRT