Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

eSudoe
2021
2027

STOP-AGEING – Strength Training for Optimal Power

ÚLTIMA REVISIÓN: 26 de marzo de 2023

Institución: Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Ciências do Desporto

Covilhã

Región: Centro

Nombre: Mário

Marques

A literatura científica é perentória em afirmar que a potência muscular (forte indicador de capacidade funcional) diminui mais rapidamente do que a força muscular à medida que envelhecemos. Assim, a capacidade para caminhar, levantar de uma cadeira ou subir escadas é significativamente afetada. Além disso, o declínio da potência muscular e capacidade funcional aumenta substancialmente o risco de quedas, fragilidade e dependência funcional.

 

Assim, face às evidências, o projeto STOP-AGEING – Strength Training for Optimal Power during Ageing tem com objetivo geral implementar programas de treino de força inovadores com base no controlo da velocidade de execução que contribuam para a otimização dos níveis de potência muscular e capacidade funcional em indivíduos com idade ≥ 50 anos. Além disso, são definidos os seguintes objetivos específicos: i) avaliação da potência muscular e capacidade funcional em indivíduos com idade ≥ 50 anos; ii) análise dos efeitos agudos do treino de força com base no controlo da velocidade em parâmetros mecânicos, metabólicos e hormonais em indivíduos com idade ≥ 50 anos; iii) análise dos efeitos crónicos do treino de força com base no controlo da velocidade na potência muscular, capacidade funcional, massa muscular, e parâmetros hormonais, inflamatórios e genéticos em indivíduos com idade ≥ 50.

 

Para alcançar o objetivo específico 1, será desenvolvido um estudo observacional e transversal de carácter descritivo. A potência muscular e capacidade funcional será avaliada através de testes validados cientificamente. Relativamente ao objetivo específico 2, será desenvolvido um estudo cruzado randomizado. Serão comparados os efeitos agudos de 3 protocolos de treino de força diferentes (10 vs. 20 vs. 30% de perda de velocidade na série) em parâmetros mecânicos, metabólicos e hormonais. Por último, para alcançar o objetivo específico 3 será desenvolvido um estudo longitudinal. Serão comparados os efeitos crónicos de 3 protocolos de treino de força diferentes (10 vs. 20 vs. 30% de perda de velocidade na série) na potência muscular, capacidade funcional, massa muscular, e parâmetros hormonais, inflamatórios e genéticos.

 

Com a realização do projeto STOP-AGEING, espera-se contribuir para o avanço da avaliação e prescrição do exercício para otimizar os benefícios musculares e funcionais a curto e longo prazo, prevenir a ocorrência de quedas e estimular o envelhecimento ativo e saudável em indivíduos com idade ≥ 50 anos.

¿TIENE SOCIOS YA IMPLICADOS? Sí

Perfil Beneficiario:

  • O beneficiário requerido deve ter a categoria de “Organização de ensino superior e investigação”, atuar na área das Ciências da Saúde ou Ciências do Desporto e estar sediado em França. Este desempenhará o papel de beneficiário participante, que irá receber um cofinanciamento para a realização das atividades previstas no projeto STOP-AGEING.

Idioma: PRT